Abrimos nossas fronteiras de Paris!

Já fechamos os portões e decolamos para a Paris dos Anos 20, mas você pode se inscrever para ser avisado sobre próximas turmas dessa e novas experiências!

Nós encontramos a fórmula e te faremos cruzar continentes em segundos, viajar no tempo, conhecer grandes nomes artísticos e mais: sem burocracias; sem tempo de espera; sem filas; sem gastos em moeda estrangeira e medo da conversão; sem fusos malucos e mudanças climáticas; sem novos protocolos e qualquer insegurança ou medo.

 

Uma viagem que pode acontecer a hora que você quiser e onde você estiver.

A pandemia nos impediu de viajar, mas a literatura, como sempre, nos possibilita ir até onde o imaginário alcança.

A primeira turma foi um sucesso e, por isso, lançamos a nossa segunda!

Viaje com o livro "Paris é uma Festa"de Hemingway como passaporte e com um roteiro que inclui:

Imersão na leitura

e na cidade

•  7 encontros com nosso professor e guia Francisco Escorsim, total de aproximadamente 1h45;

material complementar e curadoria de conteúdo para se aprofundar nos temas abordados;

2 sessões virtuais ao vivo

Tour virtual por Paris com uma correspondente internacional, diretamente da própria Paris atual;

Um encontro ao vivo para finalizar o livro, trocar ideias e percepções sobre a Paris dos anos 20

O que você precisa para participar dessa experiência imersiva por Paris:

Um exemplar do livro 

"Paris é uma Festa" 

de Hemingway

Conexão com

a internet

Computador,

celular ou tablet 

Nossos guias

1.png

Francisco Escorsim

Quem nos conduz nesta jornada é o mediador de leitura Francisco Escorsim, que é professor, escritor e mediador do Clube de Leitura Volta Ao Mundo Literária desde o início.

2.png

Natalia Bravo

Natália Bravo é historiadora, com graduação em História pela PUC-Rio e Mestrado em História Social pela USP. Atualmente cursa doutorado em História na Ecole des Hautes Etudes em Sciences Sociales (Paris). E fundadora do Paris de Histórias, cuja proposta é a de oferecer aos turistas brasileiros percursos focados na imersão histórica, cultural e artística.

 

@parisdehistorias

Como vai funcionar

nossa viagem?

A imersão contará com 9 sessões virtuais, sendo 2 delas ao vivo, em que nos aprofundaremos sobre o contexto da Europa nos anos 20, os bastidores das relações de Hemingway com amigos – incluindo anônimos e famosos da classe artística e intelectual da época –  e, claro, conheceremos lugares e monumentos que ainda podem ser visitados na cidade, afinal, somos todos apaixonados por viagens! Para isso, contaremos com uma correspondente direto de Paris que nos levará aos lugares ao vivo!

Nosso roteiro:

 

• Parada 1: Contexto histórico e porque a Paris dos anos 20 tem muito à ensinar à 2020;

• Parada 2: A vida de Hemingway e sua jornada até chegar em Paris;

• Parada 3: O livro como registro de Hemingway se tornando escritor, como era sua vivência e quais eram seus lugares favoritos em Paris;

• Parada 4: As revoluções modernistas na arte e seu impacto na cultura e sociedade;

• Parada 5: Lugares e personagens icônicos da Paris dos anos 20;

• Parada 6: Hemingway, do fim do livro ao fim da vida e a importância de Paris em sua trajetória;

• Parada 7: Meia-noite em Paris, uma análise do  filme de Woody Allen, inspirado na nossa leitura;

Parada Extra 1: Tour ao vivo na Paris atual com a historiadora Nathália Bravo;

• Parada Extra 2: Encontro ao vivo com nosso mediador Francisco para dúvidas e discussão;

BÔNUS

Por que ler "Paris é uma festa"?

Mais do que ler, este livro te convida a descobrir se, mesmo depois da Primeira Guerra e tendo, ainda como sequência, uma Gripe Espanhola – pandemia que ocorreu de 1918 e 1919 e dizimava o país –, Paris era uma festa!

Chamado como Loucos Anos 20, o período retrata uma sociedade que reagia após estes anos de quarentena, incertezas, medo e muitas dificuldades – soa familiar para você?

 

Essa reação veio, também, como forma de arte em ebulição. Como Paris era o centro do mundo na época, tudo que era feito lá, era reproduzido em outros lugares da Europa. A cidade é quase uma personagem do livro. Ela é viva e pulsante.

hemingway.jpg

Ler o livro é como conhecê-la pelos olhos do renomado escritor Hemingway. É como vivenciar a sua boêmia, andar sem guarda-chuva por suas ruas, sentar nas cadeiras nas calçadas de seus cafés e compartilhar histórias e conversas existenciais com intelectuais e ainda refletir sobre as frustrações, medos, pessimismos, mas também inspirações e sonhos de um jovem que acabara de vivenciar tudo aquilo. É uma viagem por um período histórico e pela real essência da Cidade Luz. Mesmo que você já tenha a conhecido, ela nunca mais será a mesma.

Depoimentos de quem

participou da primeira turma

"A experiência foi incrível! Os vídeos eram muito bem editados, com música, fotos e trechos do livro ou de citações pertinentes ao assunto trabalhado. Quanto as explanações feitas pelo Francisco foram maravilhosas; o que para mim tornou-se mais interessante foi o fato dele não seguir o livro “pari passu”; ele trazia “além” do livro rs...nos apresentava a época, as ideias daquele tempo e o pensamento dos artistas que foram importantes para a obra/período. A plataforma também era de fácil manuseio. Enfim gostei demais e me senti órfã quando acabou o livro e, consequentemente, os vídeos rs Quero mais!"

—  Ana Lucia O.

FAQ

- Eu já fui para Paris, irei aproveitar a experiência mesmo assim?

Sim! Se você já esteve em Paris uma ou mais vezes, vai relembrar sua viagem de um jeito diferente. Ao longo da leitura e das nossas sessões, você vai identificar fatos históricos que moldam a cidade como ela é hoje e revisitar Paris sob uma nova perspectiva – que vai muito além da Torre Eiffel e do Arco do Triunfo.

 

- Já li o livro. Preciso ler de novo para acompanhar a experiência?

Se faz pouco tempo, uma nova leitura não é extremamente necessária. Mas, caso tenha lido anos atrás, vale a pena reler para aproveitar ainda mais a imersão pela Paris daquela época narrada por Ernest Hemingway.

 

- Qual é a duração das sessões?

Pensamos em sessões curtas para que o programa seja leve e você consiga absorver todas as informações sem ficar cansativo. Cada uma dura entre 15 e 30 minutos. Já os encontros virtuais ao vivo serão mais longos.

- Vocês já tem a data dos encontros ao vivo?

As datas serão decididas entre todos a partir de uma votação, e os participantes receberão os links de acesso por email.

- Preciso interagir nos encontros ao vivo?

Lógico que interações tornam a experiência ainda mais real, mas ninguém é obrigado. Caso prefira ficar apenas assistindo, fique à vontade – também teremos a opção de chat :)

- Posso assistir aos encontros mais de uma vez?

Sim! Você terá acesso ao material por 90 dias a partir da data da compra.

 

- Se eu perder algum encontro ao vivo, posso assistir depois?

Sim! Eles serão gravados e estarão disponíveis no seu painel de acesso em até 48h depois da sessão.

 

- Preciso ter lido o livro inteiro quando começar a assistir às sessões?

Não. Cada sessão é relacionada a uma parte específica do livro, então a ideia é que você tenha lido pelo menos até aquela respectiva parte antes de dar o play.

- Qual a diferença dessa experiência e do Clube de Leitura?

Essa é uma experiência diferente do Clube de Leitura, pois é uma viagem específica para a Paris dos Anos 20 composta por 7 paradas estratégicas no destino e dois encontros ao vivo, (um com uma guia diretamente de Paris e outra com o mediador de leitura e outros participantes) (veja o roteiro completo aqui) . Já o Clube de Leitura funciona como assinatura e todos os encontros são ao vivo quinzenalmente e não há prazo de término, com um livro e um destino em sequência. Saiba mais do Clube de Leitura aqui.